Home / Desenvolvimento Social / Solenidade marca encerramento da segunda turma Projeto Planejar

Solenidade marca encerramento da segunda turma Projeto Planejar

Crédito da foto: Wilker Matos / Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Limoeiro organizou na última sexta-feira (8), o encerramento da segunda turma do Projeto Planejar. A ação tem como objetivo auxiliar mulheres que estão em período de gestação, de modo a reforçar o vínculo das mães com os bebês e acompanhar a realização do Pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A iniciativa contou com a participação dos CRAS 1 e 2 (Alto São Sebastião e Frei Estevão), que acolheram cada grupo de gestantes todas as terças-feiras, das 14h às 16h, durante 90 dias. Nesses lugares, elas receberam orientações de assistentes sociais e psicólogas. As capacitações consistiam em práticas de exercícios físicos, palestras sobre empoeiramento feminino e aulas de planejamento familiar, conscientização para a gestação e prevenção às DSTs, além de oficinas de pintura em tecido, nas quais as grávidas confeccionaram os enxovais dos seus bebês. Cada grupo era composto por 15 gestantes em situação de vulnerabilidade social temporária ou contínua, totalizando 30 gestantes.

O evento teve a participação do prefeito João Luís Ferreira Filho e do vice-prefeito e secretário de Agricultura Marcelo Motta, que efetuaram a entrega dos enxovais às mamães. Foram entregues 26 unidades. As quatro restantes são destinadas a gestantes que deram à luz na semana passada. Elas receberão o material em suas residências.

“No início da gestão, tivemos a preocupação de olhar os projetos que poderiam beneficiar as pessoas; de fazer com que as políticas públicas chegassem nas suas casas. Criamos a Lei de Benefícios Eventuais, com participação efetiva e voto de vereadores na Câmara. Dentre os benefícios garantidos por essa lei está o Projeto Planejar. É possível ver a preocupação e o carinho para com as pessoas beneficiadas por esse projeto. Ajudamos 30 famílias em um ano de muita crise para o nosso país”, apontou João Luís.

“Venho cumprimentar todas as mães que passaram por essa capacitação e por esse acompanhamento. Não é só a questão da entrega do enxoval, mas também é questão da gestão estar acompanhando a população mais carente. Estamos muito felizes por essa ação inovadora e por essa parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde”, afirmou Marcelo Motta, destacando que o atendimento dos CRAS será ampliado com mais duas unidades em nosso município, nos Loteamentos Sinhazinha e Santana.

“Pretendemos intervir na realidade social delas, realizando orientações sobre assuntos relacionados à gestação e fortalecendo a autoestima e os direitos e os deveres das gestantes. De fato, estamos ajudando quem precisa”, salientou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, na solenidade.

Mayara Moreira, integrante da turma do CRAS 1, foi uma das usuárias contempladas pelo Projeto Planejar. “As terapias me ajudaram a fazer novas amizades. Quero agradecer à professora Helena, que praticamente é uma segunda mãe para a gente. Foi um curso muito importante para mim e para todas que participaram. Pude fazer o enxoval do meu bebê”, relatou.

Está prevista para o ano de 2018 mais quatro turmas do Projeto Planejar. Na segunda semana de janeiro, os agentes sociais dos CRAS farão um levantamento de grávidas em estado de vulnerabilidade social nas 18 unidades de PSF dos municípios. Posteriormente, elas serão cadastradas, juntamente com as suas famílias, para a formação das turmas nos CRAS São Sebastião, Frei Estevão, Sinhazinha e Santana.

About Departamento de Imprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*