Home / Desenvolvimento Social / Prefeitura de Limoeiro inaugura CRAS III e IV

Prefeitura de Limoeiro inaugura CRAS III e IV

CRAS IV | Crédito da foto: Wilker Matos / Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

 

A Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu nesta quinta-feira (28), a inauguração de dois Centros de Referência em Assistência Social em nossa cidade: o CRAS III – Sinhazinha e o CRAS IV – Loteamento Santana. As novas unidades agora se juntam aos CRAS I – São Sebastião e II – Frei Estêvão entre os centros de proteção a cidadãos em estado de vulnerabilidade social presentes na Princesa do Capibaribe. Enquanto os Centros I e II são de ordem federal, os recém-inaugurados III e IV são municipais.

Os CRAS oferecem serviços como atendimento de psicólogos, direcionamento para o Benefício de Proteção Continuada (BPC), que engloba Bolsa Família, pessoas com deficiência e idosos, e encaminhamento para os benefícios eventuais, dentre os quais estão auxílio funeral, encaminhamento de cestas básicas e orientação para retirada de segunda via da carteira de identidade e certidão de nascimento. Também faz parte desta iniciativa o Projeto Planejar, no qual, durante um período de 90 dias, grávidas entre três e seis meses de gestação participam de oficinas de pintura e costura e palestras sobre temas como empoderamento feminino, prevenção a DSTs e cuidados com o bebê.

Nas inaugurações dos CRAS, o prefeito João Luís Ferreira Filho ressaltou a sensibilidade da gestão municipal para lidar com as pessoas mais necessitadas. “Essas unidades vão trazer mais dignidade para essa parte da população e vão reforçar a condição de cidadãos dessas pessoas. Cada CRAS vai ter profissionais capacitados para atender diversas famílias e resgatar o direito delas”, afirmou.

João Luís lembrou que a duplicação da quantidade de Centros de Referência em Assistência Social foram obras proporcionadas pela Lei de Benefícios Eventuais, criada no município neste ano de 2017. “As pessoas podem se cadastrar para receber o peixe da Semana Santa, para fazer parte do Bolsa Família e para participar do Projeto Planejar. Mesmo em um momento de cortes no nosso país, bem como de redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nós fizemos todo o esforço para nunca deixar de olhar para os mais carentes”, detalhou, acrescentando que a maioria dos recursos para a construção dos dois centros veio do governo municipal.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, cada CRAS pode atender até cinco mil famílias. Ou seja, nossa cidade agora poderá auxiliar 20 mil famílias. “Os agentes sociais fazem uma atividade porta a porta, orientando a cada família o que é um CRAS e quais são os benefícios. Assim, eles articulam a rede, que inclui o Conselho Municipal de Defesa à Criança e ao Adolescente, o Conselho Tutelar, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, enfim, diversos segmentos”, explicou Cristiane.

A solenidade também contou com a participação da secretária executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco, Socorro Araújo, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Marcelo Motta, a primeira-dama e secretária de Infraestrutura, Fabíola Pimentel, e os vereadores Zózimo, Bau da Capoeira, Irmão Jairo e Ronaldo.

Socorro Araújo, que compareceu na condição de representante do Governo de Pernambuco, salientou que a abertura dessas estruturas é a “afirmação da sociedade que tem o compromisso de garantir os direitos da população”. “O município de Limoeiro tem sido presença forte nos eventos de capacitação de assistência social promovidos pelo Governo do Estado. Parabenizo a gestão pela ousadia de abrir serviços desse porte num momento de crise em nosso país”, atestou.

O vice-prefeito Marcelo Motta, por sua vez, destacou a vinda de grandes obras para localidades afastadas da área central do município. “Limoeiro precisava olhar mais para o lado de cá. Era necessário investir nessas regiões. Isso mostra que nossa gestão dá valor às pessoas mais carentes. Esses equipamentos vão aumentar a nossa capacidade de atendimento. Vamos ajudar mais famílias”, sublinhou.

About Departamento de Imprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*