Home / Imprensa / Limoeiro sedia 2º Seminário da AIP sobre comunicação e novas tecnologias 

Limoeiro sedia 2º Seminário da AIP sobre comunicação e novas tecnologias 

Crédito da foto: Eduarda Santana / Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

O seminário AIP – A Comunicação Contemporânea e os Desafios das Novas Tecnologias, que aconteceu no sábado, dia 02 de dezembro, promoveu o encontro entre estudantes e profissionais de diversos segmentos da área. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro (Facal), em Limoeiro, e discutiu as exigências e desafios do mercado de trabalho com a utilização cada vez mais avançada das novas tecnologias na comunicação.

Os palestrantes convidados foram Aderval Barros, radialista e apresentador do programa Jogo Aberto PE na TV Tribuna e do Zona Mista na Rádio Globo, com 35 anos de experiência na área de comunicação; a professora, radialista e jornalista, Juliana Sampaio que atua como produtora executiva da TV Jornal; e Ciro Bezerra, radialista, com 31 anos de profissão, apresentador do programa A Voz do Povo na Rádio Jornal e o Povo da TV na TV Jornal.

Na abertura, o prefeito de Limoeiro, João Luís Ferreiro Filho (Joãozinho), deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância da iniciativa de trazer eventos desse porte para o munícipio e falou dos investimentos em educação na sua gestão.

O presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar, enfatizou a importância de debater sobre as novas tecnologias, das capacitações em mídias sociais, além de utilização das novas mídias de forma profissional.

Aderval Barros começou sua palestra falando um pouco sobre sua vida, sua trajetória profissional e dos desafios que o profissional de imprensa tem enfrentado com a revolução tecnológica. “As mídias sociais vieram para fortalecer os veículos, trazendo novas possibilidades de o comunicador criar conteúdos e o seu espaço, como por exemplo, ter um canal próprio de notícias,” enfatizou o radialista.

A evolução dos veículos de comunicação, as mudanças e a chegada das mídias sociais e todas as transformações, foi o tema abordado pela professora Juliana Sampaio.  “O telespectador, o ouvinte e o leitor estão com um novo olhar, uma nova forma de consumir notícias e precisamos estar atentos para acompanha-los”, frisou Juliana.

Entre os vários desafios enfrentados pelos profissionais de comunicação, estão a ética e a credibilidade da informação. “Precisamos nos capacitar para interagir nas novas mídias e empreender. E não podemos esquecer, o que forma a opinião pública é a informação correta e apurada”, ressaltou o radialista Ciro Bezerra que falou também sobre a sua trajetória e o rádio na sua vida.

A diretora de comunicação da AIP e responsável pela organização do evento, Andréa de Carvalho, afirmou a necessidade de formação e capacitação constante diante da velocidade tecnológica na qual estamos inseridos. Segundo ela, a avaliação do evento foi positiva, “em função de que os profissionais de comunicação que palestraram, apresentaram suas trajetórias e os caminhos utilizados para implantar e melhorar algumas ações através das novas tecnologias, dando maior visibilidade às notícias e mostrando que é preciso estar atualizado e capacitado para atuar no mercado hoje”.

Além disso, o evento contou com a participação de dois poetas: Sergio Ricardo e Maciel França, que declamaram dois poemas, um sobre a cidade de Limoeiro e outro feito especialmente para o evento, inspirado no tema do seminário.

(Release fornecido pela Associação de Imprensa de Pernambuco -AIP-)

About Departamento de Imprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*