Home / Cultura / Festival Canavial 2017 homenageia encontro dos Cabras de Lampião e os Caboclos do Maracatu Estrela de Ouro

Festival Canavial 2017 homenageia encontro dos Cabras de Lampião e os Caboclos do Maracatu Estrela de Ouro

Foto divulgação

Porta do Agreste pernambucano, a Princesa do Capibaribe recebe a 11ª edição do Festival neste sábado (16) e no domingo (17), que está repleta de maracatu, ciranda, frevo, samba, coco de roda, ciranda, xaxado, reggae, afoxé e forró pé de serra.  A programação é inteiramente gratuita com o tema “Celebrando o encontro entre cabras e caboclos”. O evento estreita os laços regionais e passa por Aliança, na Mata Norte, chegando em Limoeiro a todo vapor.

No sábado (16), o Festival Canavial toma conta de ruas e avenidas do município com Boi Cara Branca, de Limoeiro; Orquestra de frevo Zezé Correia, de Aliança; e o Grupo Tambor Olhos do Tempo, de João Pessoa, na Paraíba, que saem em cortejo da Avenida Santo Antônio em direção ao Centro Cultural Galpão das Artes. À Tarde, o Galpão abre as cortinas para o espetáculo “Cabras e Caboclos” onde, no local, o público participará de uma palestra com o consultor em projetos culturais, Afonso Oliveira e o produtor cultural, Anildomá Willams.

Já o enceramento da segunda noite do Festival fica por conta dos contagiantes grupos culturais de Olinda, o Coco de Umbigada que têm à frente uma das grandes conquistas do Nordeste, Beth de Oxum e o Samba do grupo Patusco no Palco Principal localizado no Pátio da Feira da cidade.

No domingo (17), a programação é para as crianças. O espetáculo “O Perú do Cão Coxo” de autoria do escritor Ariano Suassuna e Direção de Charlon Cabral começa às 10h, no Centro Cultural Galpão das Artes

O clima das tradições afro-brasileiras inseridas na cultura pernambucana ainda invade a última noite de encantos do evento. No palco do Pátio da Feira, os limoeirenses recebem o músico Afonjah, do Recife – que promete encantar a todos com suas músicas inspiradas nos ritmos do reggae, afrobeat, maracatu, samba, coco, entre outros.

Do sertão vem o nacionalmente conhecido Assisão e o Poeta Karl Marx, que prometem fazer um show com muita poesia matuta. As emoções não param por aí. Um dos mais prestigiados grupos pernambucanos de música no exterior, o grupo Quinteto Violado, traz ao palco um show com o repertório todo especial em homenagem a Dominguinhos. Vindo diretamente do Rio de Janeiro, para encerrar o ciclo de programações de onze anos do Festival Canavial 2017, o Trio Nordestino, com repertório exclusivo.

O Festival Canavial conta com o patrocínio direto do Ministério da Cultura, que assina a realização juntamente com a Prefeitura Municipal de Limoeiro. A Associação Canavial e Maracatu Estrela de Ouro é responsável pela realização.

Confira a programação:

 

Sábado (16/12/2017)

 

Cortejos – Avenida Santo Antônio

10h – Boi Cara Branca (Limoeiro)

10h – Orquestra Zezé Correia (Aliança)

10h – Tambor Olhos do Tempo (João Pessoa)

Centro de Criação Galpão das Artes

17h – Palestra Afonso Oliveira e Anildomá Willams

Tema: Cabras e Caboclos

18h – Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)

Espetáculo: Cabras e Caboclos

Palco principal – Pátio da Feira

20h30 – Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata)

21h – Afoxé Ylê de Egbá (Recife)

22h – Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)

22h30 – Coco Popular (Aliança)

23h30 – Coco de Umbigada (Olinda)

0h30 – Patusco (Olinda)

 

Domingo (17/12/2017)

 

Centro de Criação Galpão das Artes

17h – Espetáculo – O Perú do Cão Coxo

Autor: Ariano Suassuna

Direção: Charlon Cabral

Grupo Galpão das Artes (Limoeiro)


Palco principal – Pátio da feira

16h – Caboclinho 7 Flexas (Goiana)

16h30 – Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata)

17h – Orquestra Curica (Goiana)

18h – Karl Marx (Serra Talhada)

19h00 – Assisão e Banda (Serra Talhada)

20h00 – Afonjah (Recife)

21h00 – Quinteto Violado (Recife)

22h00 – Trio Nordestino (Rio de Janeiro)

About Departamento de Imprensa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*